segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

DICAS PARA 2017 SOB A ÓTICA DE ECLESIASTES

Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu: tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir, 
tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar, tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter,tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de lançar fora,tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar,tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz. (Eclesiastes 3:1-8)



Todos aqui provavelmente perceberam o quão complicado foi este ano de 2016. Crises financeiras, catástrofes e instabilidades marcaram este ano. E com certeza torcemos para que 2017 seja um ano que consigamos superar as perdas que tivemos neste ano. Para ter uma melhor qualidade de vida em 2017, 
Alguns vão apelar para simpatias e outras ferramentas para terem um ano melhor: pular a onda do mar 7 vezes, comer lentilhas, vestir-se de branco, etc.

Em algumas igrejas cristãs são estabelecidas metas para tal ano que chega. Algumas até "determinam" como será o ano da igreja, como está no exemplo abaixo: 

"ESTE SERÁ UM ANO DE PROSPERIDADE, LIBERTAÇÃO, CURA, SALVAÇÃO, ALEGRIA E AVIVAMENTO!"

Existem alguns problemas em tais afirmações, pois alguns desses itens podem ser realidades na vida de uns, mas na dos outros não. Assim é a vida! Outros com mais, outros com menos; uns acabam de ter uma criança, outros acabam de perder um ente querido; uns conseguiram o emprego dos sonhos, mas outros acabaram desempregados... E por aí vai!

O livro de Eclesiastes no capítulo 3 nos ensina como devemos lidar com esses tempos circunstanciais nesses 365 dias cronologicamente que temos para viver anualmente.


1. TUDO O QUE PASSAMOS TEM UM MOTIVO
Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu (Eclesiastes 3:1)

Imagina se toda a nossa infância se baseasse em experimentarmos apenas as coisas boas da vida?! Com certeza não estaríamos preparados para as adversidades futuras. De acordo com Eclesiastes 3, nós passamos por tudo o que passamos aqui na terra por um propósito que não compreendemos, mas Ele sabe.

Não existem apenas em nossas vidas momentos de farturas, mas de escassez também. Não existem apenas festividades nessa vida, existem os momentos de luto. Colhemos o que plantamos, mas precisamos plantar para colhermos também. Não existe ser humano nesta vida que não passe por dificuldades. A questão é como lidamos com tais dificuldades. O que aprendemos é o que importa!

2. DEVEMOS VIVENCIAR CADA MOMENTO DE ACORDO COM CADA CIRCUNSTÂNCIA
"(...) tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar(...) (Eclesiastes 3:2-4)

Eclesiastes nos relata alguns momentos que vivemos em nosso cotidiano. Por exemplo, todos os dias nascem crianças; mas também sabemos que muitos morrem diariamente. São questões inevitáveis. Inerentes ao ser humano.

Para tudo existe o momento apropriado. Vai haver momentos de 2017 que riremos bastante, mas também haverão momentos que choraremos compulsivamente. Haverá momentos que abraçaremos a todos, mas haverá momentos que saberemos nos conter... assim é a vida!

Quando digo que devemos vivenciar cada momento, é pelo simples fato para que tenhamos a oportunidade de viver intensamente. Em 2017 Chore no velório, sorria entre seus amigos, abrace as pessoas, sofra com a luta de seu próximo, monte sua empresa, decrete falência. Perceba que a vida não é tão linear como nos apresentam. 

Não crie maquiagens ou "anestésicos" para cada momento. Não crie atalhos na sua caminhada anual. Não prolongue a sua alegria com futilidades, nem tente reduzir o seu momento de tristezas se dopando. Não prolongue angústias através da ansiedade, nem reduza oportunidades de vivenciar alegrias por se tornar um Workaholic

"Experimente o mel e o fel de cada dia. Viva intensamente de manhã até o por do sol!"

3. DEUS FEZ TUDO DE FORMA APROPRIADA
"Ele fez tudo apropriado a seu tempo" (Eclesiastes 3:11a)

Se o próprio Deus fez divisão de dia e noite e criou as estações do ano, porque não caminharmos no fluxo de Sua vontade? percebamos sempre que tudo o que Ele fez não foi para nos prejudicar, mas para que amadureçamos nesta "gloriosa monotonia".

CONCLUSÃO
Que façamos deste ano um ano de constantes aprendizados, vivências intensas e de glorificação ao Deus do tempo e da história. Vejamos a mão dEle em tudo.


EM CRISTO, FELIZ ANO NOVO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E ENTÃO? COMENTS?