quarta-feira, 24 de agosto de 2016

NEYMAR E O SEU "100% JESUS"

"E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?" (Mateus 16:13)

Ao ver esse texto eu percebo que Cristo me estimula a ponderar e indagar como vejo Sua pessoa e se verdadeiramente creio nEle da forma correta. E tal texto me faz também refletir como nossa sociedade tem visto Cristo. Será que de fato esse Jesus que nossa mídia propaga é o mesmo da Bíblia?
Essa semana, após as olimpíadas, eu vi uma enxurrada de informações a cerca da faixa do Neymar escrita "100% JESUS" no momento da premiação. Uns glorificavam de pé (não resistí a piada! ), outros o condenavam, eu porém preferi ver o "andar das carruagens" e perceber até onde tal fato chegaria.
Temos uma miscelânea de teologias populares em nosso país. Sem falar do nosso sincretismo religioso. Pois, o santo de uma Igreja Católica torna-se uma entidade dos terreiros de umbanda, ou um amuleto popular daquele que carece de uma graça. Assim caminha a nossa sociedade... A experiência sensorial e popular sobrepujando a uma experiência pessoal e evidente do que é fato.
João Dias de Araújo, em seu livro "O Cristo Brasileiro - A Teologia do Povo" ele alega algo alarmante a cerca do pensamento popular:

"O pensamento popular é apriorístico; baseia-se nas primeiras impressões e não tem uma sequência lógica ou sistemática. É o pensamento baseado no senso comum." (ARAUJO, 24)

Chegamos então até ao Neymar. Um jovem que não mostra-se reflexivo a cerca de seus atos, indisciplinado, que com arrogância e prepotência se coloca como o MESSIAS FUTEBOLÍSTICO. Uma rapaz que xinga o povo brasileiro nas mídias sociais com palavras de baixo calão... Sim! Esse é o mesmo rapaz que ao ganhar uma medalha estava uma faixa na cabeça escrita "100% JESUS"!
Para mim, esse exemplo foi mais convincente!
Por incrível que pareça, eu achei mais convincente a atitude dos jogadores de Honduras, que independente de sua derrota por 6x0 para o Brasil, estavam de joelhos. Mas não existe mídia para quem perde de goleada em uma sociedade triunfalista. Mais prático é olhar para o nome de Jesus na testa de alguém que ganhou um ouro (independentemente de sua postura moral e ética) do que um grupo que se põe de joelho depois de uma derrota esmagadora. 

Quem é Jesus para nós? Um amuleto que nos faz triunfar sobre tudo e todos? um adereço pendurado no nosso pescoço? Será que cremos verdadeiramente nEle de fato?

"E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. " (Mateus 16:16)

OBS: Não condeno o fato dele expressar a "fé dele". Mas indago o fato se verdadeiramente estamos falando do mesmo Jesus e se ele crê da forma que a Bíblia nos ensina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E ENTÃO? COMENTS?