quinta-feira, 4 de junho de 2015

Um sentido para vida em um mundo sem Sentido


“Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque isso é o essencial para o homem. Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mau. (Eclesiastes 12:13-14)

O escritor de Eclesiastes considera que o essencial para a vida do homem é temer a Deus e Obedecê-lo. Nessa leitura podemos observar uma pessoa experimentada em dias resumindo o propósito maior de toda a vida aqui na terra, mostrando que nada nessa vida tem sentido... quem concorda com o autor?
Se tivermos a ousadia de apenas ler o livro de Eclesiastes pela metade sem concluí-lo, no mínimo você se encontrará deprimido (a) juntamente com o autor que, em grande parte do livro alega que nada nessa vida tem sentido. Palavras como “inútil”, “sem sentido”, ou “loucura” resumem a vida para esse autor. E para piorar ele não considera as suas conquistas, nem o seu trabalho como algo que lhe favoreceu para o fim de sua vida. Forte isso!
Por favor, meus irmãos, não me considere fatalista ou pessimista. Mas será que a nossa vida se baseia em filmes épicos como Gladiador? Em uma das cenas do filme por exemplo, o personagem principal é indagado: - Porque você luta? – Eu luto para não lutar mais, ele respondeu. Mas e depois? Será que a nossa vida serve apenas para prestarmos serviços ao nosso Estado, para que no final dos nossos dias vivamos de nossa aposentadoria? Ou então para vivermos de forma fútil, para que no final de nossas vidas nos arrependamos dizendo: gastei boa parte de minha vida!
A intenção dessa mensagem não é torna-lo um pessimista, depressivo e angustiado. Mas sim de ajudar a todos a questionarem como temos vivido e o que realmente importa para nossa vida.

Gostaria de analisar algumas questões que são abordadas no livro de Eclesiastes.

1. Se esforçar para obter sabedoria e fama é algo extremamente insensato   
“Pensei comigo mesmo: Eu me tornei famoso e ultrapassei em sabedoria todos os que governaram Jerusalém antes de mim; de fato adquiri muita sabedoria e conhecimento. Assim eu me esforcei para compreender a sabedoria, bem como a loucura e a insensatez, mas aprendi que isso também é correr atrás do vento. Pois quanto maior a sabedoria maior o sofrimento; e quanto maior o conhecimento, maior o desgosto.”
                                                     (Eclesiastes 1:16-18)


A busca por conhecimento é necessária. A Bíblia nos orienta a não viver sem. Em Oseias 4:6 fala que o Seu povo foi destruído pela falta de conhecimento. Porém a busca desenfreada por conhecimento torna-se angustiante.
Hoje vemos muitas pessoas se debruçando aos estudos. Não pelo simples fato de amar a leitura e o conhecimento, mas para conseguir passar em um concurso público e ter estabilidade. Porém isso acaba se tornando para alguns um círculo vicioso. Pois tais pessoas sempre acabam buscando mais, mais, mais...
Não estou dizendo que é pecado estudar (senão cheguei a blasfemar contra Deus por ter passado 6 anos em um seminário). Mas segundo o livro de Eclesiastes, isso tudo é correr atrás do vento. Viver em um esforço desenfreado em busca de uma estabilidade intelectual e econômica perfeita é algo inexistente! Tais pessoas precisam desfrutar um pouco mais da vida e confiar, não em seus esforços, mas na suficiente mão de Deus, pois segundo o salmista:

“Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda. Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles a quem ama”
                                  (Salmos 127:1-2)
2. Viver apenas pelos prazeres dessa vida não têm sentido

“Pensei comigo mesmo: Vamos. Vou experimentar a alegria. Descubra as coisas boas da vida! Mas isso também se revelou inútil. Concluí que o rir é loucura, e a alegria de nada vale. Decidi-me entregar ao vinho e à extravagância; mantendo, porém, a mente orientada pela sabedoria. Eu queria saber o que valesse a pena, debaixo do céu, nos poucos dias da vida humana. (...) percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento; não há qualquer proveito no que se faz debaixo do sol.”
(Eclesiastes 2:1-3, 11b)

 Encontro aqui uma pessoa a procura de sentido na vida. Primeiro, ele tentou por meio da obtenção de sabedoria esse sentido, agora por meio dos bens materiais. Buscou por meio das alegrias das bebidas, como o vinho e das construções que o seu dinheiro poderia lhe conceder, mas percebeu a futilidade e que era inútil era viver em prol do que é material.
Vemos hoje pessoas em busca de sentido por meio dos prazeres e na obtenção de bens. Quando observamos pessoas sem rumo numa mesa de bar, ou entregues à promiscuidade, elas na verdade estão nessa mesma busca que nós estamos, porém numa perspectiva diferente. Da mesma forma pessoas que são compulsivas por compras e que saciam seus prazeres apenas estourando cartões de créditos, elas estão nessa busca de sentido também. No final de tudo, tanto um quanto o outro acabam em sofrimento.

“...pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos.”
(1 Timóteo 6:10)

“Não ande com os que se encharcam de vinho, nem com os que se empanturram de carne. Pois os bêbados e os glutões se empobrecerão, e a sonolência os vestirá de trapos.”
(Provérbios 23:20-21)
3.Existe um Anseio dentro de nós posto por Deus
“Tenho visto o fardo que Deus impôs aos homens. Ele fez tudo apropriado a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus fez”
(Eclesiastes 3:10-11)

Para as questões anteriormente citadas Deus nos dá um “alívio sobre esse fardo”: o tempo apropriado para tudo. Assim como diz em Eclesiastes: Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu (Eclesiastes 3:1).
Ele nos ensina e nos adverte que sejamos equilibrados em tudo. Precisamos administrar o nosso tempo e aproveitar com tudo o que foi posto diante de nós. Precisamos estudar, mas precisamos desfrutar das nossas conquistas também. Precisamos aproveitar de tudo o que foi conquistado de forma honesta, comer, festejar, se alegrar com os amigos, mas também prantear, se esforçar e lutar quando for necessário, afinal, há tempo para tudo.
Mas, mesmo que a pessoa viva intensamente todas essas coisas, segundo o livro de Eclesiastes, dentro dela possui um fardo interminável que a corrói, que é o “anseio pela eternidade”. Anseio este que muitas vezes é incompreendido por nós. Não compreendemos que antes da queda nós éramos completos e inteiros. Após a queda, o que sobrou foi a saudade da nossa alma pelo que é eterno. Temos profundas saudades de Deus, mas muitas vezes suprimos esse anseio por coisas fúteis e transitórias.
O anseio pela eternidade é o sinal de que precisamos reorganizar a cada dia nossa vida para que venha sobre nós o que é perfeito. Mas desfrutando de tudo dando graças a Deus.  
4. Obedecer a Deus é o que nos dá sentido para viver

"Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque isso é o essencial para o homem. Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mau."
(Eclesiastes 12:13-14)
 

Pode ser que não compreendamos bem o mundo e como ele funciona na esfera de Deus. Algumas coisas podem parecer sem sentido e desconexo. Quem sabe alguém aqui não pense que não vale a pena mais viver. Porém, Eclesiastes me convida a desfrutar do melhor desta vida: Deus.

Deus habitando dentro de nós é o que nos dá o real sentido das coisas. Aprendo a amar o meu irmão por ele ser a imagem e semelhança de Deus. Aprendo também a olhar para a natureza e perceber que é o reflexo da glória de Deus e como tal, necessita dos cuidados de seus mordomos. Aprendo que a injustiça é a ausência do temor de Deus nos corações dos grandes e a tristeza do injustiçado.

O que é essencial para nossa vida é Deus, o Seu Reino e Sua Justiça; e nisso é que devemos nos basear. As demais coisas (que vão ficar) serão acrescentadas na caminhada.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E ENTÃO? COMENTS?