quarta-feira, 17 de junho de 2015

TEM CERTEZA, DEUS?!

Adicionar legenda




Disse o Senhor: "De fato tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito, e também tenho escutado o seu clamor, por causa dos seus feitores, e sei quanto eles estão sofrendo. Por isso desci para livrá-lo das mãos dos egípcios e tirá-los daqui para uma terra boa e vasta, onde manam leite e mel: a terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus. Pois agora o clamor dos israelitas chegou a mim, e tenho visto como os egípcios os oprimem. Vá, pois, agora; eu o envio ao faraó para tirar do Egito o meu povo, os israelitas". Moisés, porém, respondeu a Deus: "Quem sou eu para apresentar-me ao faraó e tirar os israelitas do Egito?"
(Êxodo 3:7-11)
    Mesmo o Deus Todo Poderoso convocando Moises para uma grande missão, o relutar foi inevitável. Praticamente nessa leitura vemos um Deus desejoso em salvar e um homem se esquivando de tão grande privilégio.
Parece que falar de Moisés ultimamente tem sido moda! A célebre história da vocação de Moisés esses dias foi abordado com muitos efeitos especiais com o filme “Êxodos - Deuses e Reis”, durante a semana da Páscoa e ultimamente através de uma novela em uma certa rede de televisão; que por sinal (me perdoem o comentário!), tem um roteiro péssimo. Poderiam usar a Bíblia.... Apenas acho!
      Muitas vezes vemos um Moisés considerado o maior de todos os profetas; O instrumento de Deus para a libertação de todos os hebreus oprimidos. Praticamente, tirando o evento que ele perde a paciência com o povo (e com isso o acesso à terra prometida), vemos muitas vezes um Moisés quase que impecável... O que não é verdade!
      O evento lido acima foi uma quando Deus convocou Moisés para ser Sua testemunha diante de faraó. Mas ele não se via capaz de ser seu representante. O intuito dessa mensagem é perceber que não importa a nossa visão que temos de nós mesmos, Deus nos chama para sermos vozes dEle às nações.
Gostaria de analisar algumas questões desse evento ocorrido para nossa reflexão:


1. Deus tem ouvido o Clamor dos Oprimidos E discorda que eles permaneçam da mesma forma
     Disse o Senhor: "De fato tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito, e também tenho escutado o seu clamor, por causa dos seus feitores, e sei quanto eles estão sofrendo. Por isso desci para livrá-lo das mãos dos egípcios e tirá-los daqui para uma terra boa e vasta, onde manam leite e mel: a terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus.
(Êxodo 3:7-8)

     O SENHOR não concordava com tal opressão que estava acontecendo com os hebreus. Tenho plena convicção que assim como está escrito que Deus não rejeita o quebrantado (Salmo 51:17), Deus ouviu o clamor daqueles oprimidos que discordavam viver daquela forma.
    Hoje temos diversos tipos de pessoas oprimidas em nosso mundo. Pode ser que não estejam sob um trabalho escravo como os hebreus, mas podem estar sendo oprimidos de outras formas. Escravos da bebida, das drogas, do abandono; Pessoas que necessitam ser libertas de si mesmas e do deus desse século. Vemos hoje em dia mulheres sendo espancadas, jovens sem perspectivas de vida, crianças molestadas, famílias desestruturadas, idosos sendo abandonados nas esquinas das ruas, assim por diante. O mundo está em colapso, clamando por ajuda... Deus não suporta mais isso!


2. Deus tem pressa e nos
Convoca para algo emergencial

Vá, pois, agora; eu o envio ao faraó para tirar do Egito o meu povo, os israelitas".

(Êxodo 3:10)

      Diante de uma necessidade tão gritante, Deus nos convoca. E sua convocação tem um caráter de grande emergência. Ele sabe o momento certo de agir e principalmente através de quem Ele quer agir. Em Mateus 9:37, Jesus certa vez mostrou a grande necessidade de obreiros em Sua obra dizendo:

“…A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos.” (Mateus 9:37)

     A maior dificuldade hoje em dia na obra de Deus não é a ausência do que se fazer, mas a ausência dos obreiros para que se faça algo. O caráter é de emergência pelo simples fato de que Jesus está voltando e as pessoas tem a oportunidade de serem salvas, perdoadas, redimidas, justificadas e retificadas através da mensagem de salvação. Mas como diz em Romanos 10: 13-15:

      "todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo". Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: "Como são belos os pés dos que anunciam boas novas!" (Romanos 10:13-15)

      Nosso caráter torna-se de emergência e Deus nos concede tal honraria de levar tal mensagem de salvação.


3. Independente de nossa dúvida
Deus Nos convoca por Sua soberania

     Moisés, porém, respondeu a Deus: "Quem sou eu para apresentar-me ao faraó e tirar os israelitas do Egito?" (Êxodo 3:7-11)

      Não existem uma razão lógica que explique o porquê Deus nos escolhe. Porque Deus escolheu uma pessoa gaga e insegura como Moisés? Porque escolhe Davi como rei, mesmo sabendo que ele adulteraria e ainda cometeria homicídio? Como Deus chama o rei Ciro de “Meu Servo”? Verdadeiramente não tem como compreender a soberana vontade de Deus. O próprio Isaías diz o seguinte em Isaias 55:

      "Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos. Assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para ele sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, para ela produzir semente para o semeador e pão para o que come, assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei.
(Isaías 55:9-11)

      O que dizer depois dessa citação? Deus sabe o porquê dEle ter nos escolhido. Ele não olha para a nossa cor, raça, sexo, posição social... Ele simplesmente acredita e confia em/a você tão honrosa tarefa de levar as boas novas aos cativos e proclamar libertação aos oprimidos. Ele pode contar com você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E ENTÃO? COMENTS?