segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Profetas & Reis

Hoje, em minha devocional diária, quando eu estava lendo, os versículos abaixo me chamaram bastante atenção:

"Ora, o rei da Síria estava em guerra contra Israel. Depois de deliberar com os seus conselheiros, dizia: "Montarei o meu acampamento em tal lugar".

Mas o homem de Deus mandava uma mensagem ao rei de Israel: "Evite passar por tal lugar, pois os arameus estão descendo para lá".
Assim, o rei de Israel investigava o lugar indicado pelo homem de Deus. Repetidas vezes Eliseu alertou o rei, que tomava as devidas precauções.
Isto enfureceu o rei da Síria, que, convocando seus conselheiros, lhes perguntou: "Vocês não me apontarão qual dos nossos está do lado do rei de Israel? "
Respondeu um dos conselheiros: "Nenhum de nós, majestade. É Eliseu, o profeta que está em Israel, que revela ao rei de Israel até as palavras que tu falas em teu quarto". 

(2 Reis 6:8-12)



Que profundidade é perceber como Deus se manifesta na história através de pessoas que eram incompreendidas pela sociedade, mas que, naquele momento eram extremamente necessários. Reis que se moviam apenas pelo que os profetas diziam. Mediante a isso, eu aprendi algumas realidades que gostaria de compartilhar com cada leitor (por mais que seja apenas um... rsrsrs)


1. Deus conhece a intenção de cada coração


O rei da síria não imaginava que existia alguém que estava ali em seu quarto. Alguém que muitas vezes dizemos que acreditamos, mas na realidade não damos muito crédito. Como diria o grande poeta Sergio Pimenta: "Quando se está só, se está porque deseja; pois Ele com certeza não foge de ninguém"

Deus estava acompanhando toda a trama do rei em seus aposentos, em sua comitiva e sabia das suas más intenções contra o povo de Israel. Não nos enganemos! O Senhor não conhece apenas o nosso discurso fajuto, demagogo e muitas vezes mentiroso que muitas vezes proclamamos. Mas sonda também as intenções de nosso coração e o que essas intenções provocam em nossa história. Diante desse ponto, partirei para o segundo ponto.

2. O Senhor é o Senhor da História

Elias: Profeta antecessor a Eliseu.
É ele quem dá vitória ao seu povo e que controla tudo! Pode parecer um pouco determinista essa afirmação, mas creio que também que Ele permite que situações ocorram para o nosso crescimento, pois "todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus" (Romanos 8:28).

O problema que vejo hoje em dia é que muitos desacreditam na soberania de Deus e nos Seus projetos grandiosos para nossa vida. Não sabemos o que se passa na mente de Deus. "O Senhor conhece os pensamentos do homem, e sabe como são fúteis" (Salmos 94:11), mas não conhecemos os pensamentos e os caminhos que o Senhor traça para nós (Isaías 55:8). Ele é como um grande tapeceiro onde nós só vemos a Sua obra pelo avesso.


3. Deus se revela ao seus filhos

Essa é outra coisa que tem entrado em descrédito por dois aspectos: secularização e/ou banalização do que é divino.

Deus se revela a nós de diversas formas: por sua criação, por gestos amáveis, por palavras edificantes, pela oração e principalmente pela Sua Escritura. Como queremos que Ele nos aponte, se ao menos não buscamos nEle o que se deve fazer?  

Nunca vi tanta banalização secularização do que é sagrado e divino. Não buscamos, queremos ser buscados; não adoramos, queremos ser adorados; não queremos nos separar para Ele, mas nos misturar com tudo e um pouco dEle.

Nossas orações têm sido egoístas, e além do mais, buscamos respostas instantâneas em uma oração superficial. Nossa leitura tem sido mais "sobre" as Escrituras do que "a própria" Escritura. Olhamos para tudo e pensamos que tudo conspira para nós. Resmungamos mais do que agradecemos... Como queremos que Deus fale algo dessa forma?

Conclusão

Precisamos rever os nossos conceitos em relação a Deus, Suas intenções e Sua soberania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E ENTÃO? COMENTS?